top of page

Os ilustradores 

 

Ninguém escreve um livro sozinho: é preciso muita gente para que ele seja publicado, e são os ilustradores que tornam real o visual colorido e emocionante que o autor imagina.

 

 

Roger Cruz

Eu conheci o trabalho Roger depois de ter feito um curso de roteiros para quadrinhos e, anos depois, entrei em contato com ele e o convidei para ilustrar meu primeiro livro. O estilo de desenho dele é supermoderno e combinava perfeitamente com a mensagem que eu queria transmitir, de atualizar onosso folclore. O resultado, graças ao imenso talento desse grande artista, foi muito acima do que eu imaginava, e continuamos juntos nos outros dois títulos.

http://rogercruzbr.blogspot.com.br/

 

Bruna Brito

É uma garota doce e talentosíssima. Fui apresentada a ela pelo Roger Cruz. Os efeitos que a Bruna faz na coloração das imagens dão vida aos personagens e complementam perfeitamente o trabalho da ilustração. Também estivemos juntas nos três livros de folclore. O mais divertido era quando a gente se encontrava num café e ficava conversando sobre os personagens durante horas e dando palpites nos desenhos que o Roger ia rascunhando.

http://www.brunabrito.quadrinho.com/portfolio/

 

Aline Abreu

Outra garota doce e muito talentosa. A Aline eu conheci quando trabalhava na Caramelo. Ela tinha enviado umas ilustrações para a editora e eu fiquei encantada com seu estilo divertido e sensível. A Aline ilustrou alguns livros da editora e, quando fiz o meu primeiro livro de fábulas, voltado a crianças menores, achei que seria a pessoa ideal para ilustrá-lo. Além de ilustradora, ela é hoje também uma sensível autora de livros infantis.

http://www.alineabreu.com.br/

 

Rogério Vilela

Conheci o Vilela no mesmo curso de roteiros para quadrinhos que o Roger. Certa vez o convidei para ilustrar uma capa para a Arxjovem, um selo juvenil que eu coordenava, e ela ficou simplesmente espetacular. Quando o Roger me informou que não poderia ilustrar o O mais latino por causa de outros projetos simultâneos, tive certeza de que ele seria o substituto perfeito para manter o alto nível do estilo da série. Além de muito fã dos desenhos dele, sou também tiete dos roteiros e das apresentações de stand-up a que ele se dedica atualmente.

http://www.rogeriovilela.com/site/

 

Verónica Leite

A uruguaia Verónica Leite não só é uma incrível ilustradora como também uma premiada e reconhecida autora em seu país e em vários outros da América Latina. Eu a conheci em 2006, quando trabalhava na editora Senac, e guardei com muito carinho o material que ela me apresentou. Na impossibilidade de a Aline continuar a ilustrar a coleção de fábulas por causa de planos pessoais, resolvi convidá-la para trazer sua tinta mágica para O recreio da bicharada. O resultado foi tão bom que o livro foi publicado depois também no país dela.

http://www.veroleite.com.uy/

 

Maria Eugenia

Maria Eugenia é uma premiada artista que dispensa apresentações. Eu já havia trabalhado com ela quando editei uma coleção da Rachel de Queiroz que estava sendo relançada. A parceria foi ótima e eu continuava admirando os trabalhos dela, até que, quando surgiu o projeto do Encantos da Amazônia, percebi que era o momento perfeito para convidá-la para ilustrar o livro. Para minha alegria, ela aceitou, e foi superquerida na construção detalhada de cada imagem do livro.

http://cadernodedesenhos.blogspot.com.br/

 

Inez Martins

Eu não conhecia o trabalho da Inez quando ela me foi apresentada pela então Siciliano-Caramelo, mas fiquei absolutamente encantada com a delicadeza que ela teve ao ilustrar o O tesouro perdido. De imediato me tornei fã de seu talento espetacular, e foi muito bom ter a presença dela durante o lançamento do livro. Entrei em contato com a Inez outras vezes e fiquei triste em saber que ela resolveu mudar de área profissional, mas também certa de que as imagens que ela criou ainda vão continuar encantando muitos leitores. 

 

Soud

Mais um parceiro antigo, que ilustrou - lindamente - vários projetos que editei desde 2002. Também autor, tem um estilo único do qual sou fã. E além de tudo trabalha muito bem e acompanha todo o mercado editorial: um artista completo. Fiquei muito feliz quando aceitou o convite para ilustrar o Crack: a história que ninguém quer contar, porque, na minha visão, ele teria o traço e o sensibilidade ideais para reforçar o que eu queria dizer com o texto ao público adolescente. 

http://www.rogeriosoud.com.br/

 

Olavo Costa

O Olavo me foi apresentado pela editora, e tanto eu como o Vincent achamos que os desenhos bem-humorados e coloridos dele se encaixavam naturalmente com o texto despojado do nosso O livro mais chato do mundo. Fiquei surpresa quando o conheci pessoalmente porque ele parece muito jovem, porém seu talento já está bem claro e amadurecido, prometendo muito sucesso.  

https://www.flickr.com/photos/olavocosta/

bottom of page